Locações

Itatiaia

Itatiaia | Municípios, Bairros e Distritos

Pico das Agulhas Negras

Pico das Agulhas Negras  (crédito: Andre Telles)

Localizado no meio do caminho entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, o município de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, é conhecido principalmente por seu Parque Nacional, a mais antiga unidade de conservação do Brasil. Fundado em 1937, o parque recebe turistas e pesquisadores da flora e da fauna, principalmente observadores de aves, atraídos pelas mais de 360 espécies que vivem naquela região de Mata Atlântica.

Na chamada parte baixa do parque, o visitante encontra diversas cachoeiras, entre elas a do Véu da Noiva, uma queda d’água de 40 metros de altura. Ainda nesta área é possível ter uma vista panorâmica, a partir do Mirante do Último Adeus; na parte alta, estão formações rochosas de mais de 2.500 metros de altitude; nas quais se destaca o Pico das Agulhas Negras, com 2.791m, o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro.

Com uma população de cerca de 35 mil habitantes, Itatiaia é a típica ‘cidade do interior’ do Brasil: nela se destacam a Praça Mariana Rocha Leão com seu coreto, a Igreja São José e opaco Campo Belo, sede da prefeitura.

Saiba mais

A temperatura média anual no município de Itatiaia varia entre 15 e 27 graus Celsius, podendo chegar a 5 graus Celsius no inverno.

Já nevou no Pico das Agulhas Negras

De colonização finlandesa, o distrito de Penedo ocupa terras remanescentes de uma fazenda cafeeira, aonde os imigrantes chegaram em 1929.

Penedo oferece grande variedade de hotéis, pousadas e restaurantes, do mais simples ao mais sofisticado.

As opções de lazer vão desde as caminhadas de contemplação da natureza com
banhos de cachoeira até a degustação de um bom vinho ao lado de uma lareira.

Tags: itatiaiaparque-nacional.


Imagens

Como chegar

Rio de Janeiro - Itatiaia


Secretaria de Turismo: 55 (24) 3352.6777 Ramal 313

Distância da capital: 174km

Home